terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Desenhos infantis - a melhor expressão da criança


As Características do Desenho Infantil 
Por : Roberto Villani
 Embora o desenho infantil sofra influências do meio ambiente no qual vive a criança, criando às vezes maiores ou menores divergências entre a idade cronológica e a idade gráfica, as características mais típicas e formais do traçado da criança continuam as mesmas. Assim, encontraremos poucas diferenças individuais nos tipos e “técnicas” usados pelos pequenos no que diz respeito ao desenho infantil. 
Catalogamos, então, as características mais marcantes:
1 – A Transparência
Principalmente na etapa do Realismo Lógico, a transparência faz-se notar em quase todos os desenhos infantis. Se não aparece de maneira clara, objectiva, ocorre sutilmente, quase imperceptível. 
A razão dessa característica prende-se ao fato de que toda criança, no período em que ocorre o que chamamos de realismo lógico, preocupa-se muito com o modelo interno das coisas que desenha, o que nos leva a considerar efetivamente que ela, a criança, desenha muito mais o que pensa e muito menos o que vê. 
Através dessa característica, podemos ver o que ocorre dentro de uma casa, por exemplo, com suas paredes transparentes. Mesmo os móveis que se encontram no interior dessa casa desenhada, sendo transparentes, põem à nossa visão os objetos ali guardados. 
Conforme opinião dos estudiosos no assunto, a transparência é a fase mais interessante do desenho infantil, considerando-se como o apogeu da linguagem gráfica da criança.
2 – O Rebatimento
Podemos considerar orebatimento como a superposição de uma figura sobre um plano, pomovimento de rotação em torno de um eixo imaginário. Trata-se de um fenômeno de perspectiva, quando a criança, liberta das conveões técnicas, rebate imagens que estão num plano vertical para o horizontal, ou vice-versa. Evidentemente, essa “técnica” arbitraria de perspectiva é a solução encontrada pela criança no sentido de oferecer, ao seu desenho, maiores possibilidades de detalhamento.  A criança, através do rebatimento, oferece á sua arte maior soma de pormenores funcionais.
3 – O Sincretismo
 
O Sincretismo espacial, muito comum em todas as atividades infantis é outra das características mais interessantes no desenho infantil. Obviamente através do Sincretismo, todas as coisas podem ser fundidas num mesmo espaço, outra atitude arbitrária da imaginação infantil. Trata-se evidentemente, do fenômeno da condensação, através do qual cenas, objetos, situações etc, são amalgamadas em torno de uma idéia principal, dando-nos a impressão de uma verdadeira “ anarquia gráfica” e uma acentuada falta de lógica. Contudo, devemos levar em consideração, na análise do desenho infantil, a mentalidade Sincrética da infância.
4 – A   Sobreposição
Desconhecendo a terceira dimensão, a criança através de seus desenhos, não demonstra os valores de espaço, de volume e da perspectiva.  Análogo aos primitivos, os desenhos da crianças aparecem soltos no espaços, uns sobre os outros, dando-nos a impressão de que estão todos num mesmo plano, sem os sentidos de afastamento ou aproximação.
5– Pormenores    Funcionais

Se na representação gráfica do adulto os detalhes obedecem a uma hierarquia visual, no desenho infantil os detalhes obedecem a uma espécie de “ hierarquia da importância funcional” . Ou seja, no desenho de uma escola, por exemplo , a representação gráfica da campainha de assinala a hora de recreio pode ser muito mais evidente, em tamanho e destaque, que os demais traçados de desenho, uma vez que ela, a campainha, representa momentos de lazer e entretenimento. É muito comum vermos, num desenho infantil que focaliza cenas de um aniversário, um bolo com velhinhas desproporcionais em relação ao resto da imagem gráfica. Através dos pormenores funcionais, a criança evidencia o que é mais importante para ela, o que mais lhe agrada ou até mesmo desagrada.
Netgrafia:
http://www.teatroeducativo.org/desenhoinfantil.pdf

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